O Grupo Porto Editora anunciou que a a comunidade escolar tem, a partir de hoje, acesso a todos os manuais escolares em formato digital e recursos associados disponíveis na plataforma Escola Virtual. Estes conteúdos serão acessíveis também por telemóvel, sendo que o grupo editorial estima que cerca de um milhão e meio de alunos e respetivas famílias sejam beneficiados, bem como mais de 100 mil professores.

"A experiência e o conhecimento que adquirimos no ano passado permite-nos saber hoje, claramente, a importância deste apoio para o trabalho dos professores e dos alunos, nomeadamente em contexto de suspensão letiva", afirma o administrador do Grupo Porto Editora, Vasco Teixeira, sublinhando que a Escola Virtual disponibiliza manuais escolares de todas as disciplinas, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, com conteúdos digitais complementares.

 

 

O objetivo desta medida, acrescenta o administrador, passa por "apoiar a comunidade educativa, que, desde o início do ano letivo, tem enfrentado vários constrangimentos". Através da Escola Virtual, exemplifica a Porto Editora, os professores poderão continuar a preparar e organizar as aulas, abordar as diferentes matérias, propor exercícios e revisões, trabalhar dificuldades específicas e realizar avaliações.

Já os estudantes terão acesso aos seus manuais em formato digital e a recursos complementares, podendo estar permanentemente ligados aos seus professores através de ferramentas de comunicação e partilha.

A Escola Virtual é uma plataforma de estudo, de subscrição anual paga, da responsabilidade do Grupo Porto Editora, existente desde 2005. A plataforma permite a utilização, em computador e dispositivos móveis, de conteúdos educativos digitais e interativos relacionados com os currículos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.