Esta iniciativa decorre através do programa Erasmus + e financiado pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Para preparar esta atividade internacional, decorreu entre 14 e 17 de abril em Oeiras, uma Visita Antecipada de Planeamento, que trouxe até Oeiras representantes dos vários grupos. Líderes de Portugal, Bulgária, Itália, Espanha, Estónia, Grécia, França e Roménia estiveram juntos para preparar o intercâmbio. A Casa Europa, na antiga Escola Primária, na rua Policarpo Anjos, 43, na Cruz Quebrada, foi o local escolhido para acolher tanto a Visita Preparatória como o Intercâmbio.

«O projeto "Europe: Sharing is Caring" surge numa altura em que a Europa enfrenta 1001 desafios e é preciso encontrar força e inspiração para lhes dar resposta, por exemplo através da Estratégia Europa 2020 rumo a um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo», sublinham os mentores desta iniciativa. "A ProAtlântico, em conjunto com alguns parceiros europeus, procurou desenhar um projeto que respondesse a estas demandas da UE principalmente ao nível do emprego, educação e inclusão social e redução da pobreza", refere Nuno Chaves, presidente da ProAtlântico- Associação Juvenil.

Durante o intercâmbio, os jovens participam em várias atividades de aprendizagem não formal ligadas à diversidade europeia, nas quais serão destacadas não só as diferenças culturais que mostram a identidade de cada país, mas acima de tudo as semelhanças que ligam os países participantes, como forma de combater os estereótipos e contribuir para o desenvolvimento de uma Europa melhor.