O programa Prato Sustentável é uma iniciativa da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), que ajuda as escolas e os municípios portugueses a disponibilizar mais e melhores pratos vegetarianos a todos os alunos. Este ano letivo, o programa arrancou com sucesso em 24 escolas dos municípios de Albufeira e Almada.

Com esta iniciativa, a AVP pretende promover uma alimentação saudável e sustentável nas escolas (através de protocolos com os municípios) e universidades aderentes. Proporcionando formações e workshops gratuitos sobre cozinha vegetariana, a organização deseja tornar a refeição de base vegetal a única opção disponível nas cantinas escolares, pelo menos, uma vez por semana.

 

IMG 7902

 

A AVP informa, em comunicado, que os acordos já resultaram em 4 mil refeições vegetarianas por semana nas cantinas escolares e o programa tem sido bem-recebido, desde as formações à sua implementação. As formações permitiram eliminar alguns mitos acerca da alimentação de base vegetal e deu novas ideias a cozinheiros, pais e filhos que vão utilizar as alternativas tanto nas escolas como em casa.

O Prato Sustentável quer proporcionar e incentivar uma alimentação saudável, sabendo que, em 2018, mais de 50% da pegada ecológica dos portugueses estava associada ao consumo de carne e peixe, segundo a ZERO. Uma refeição de base vegetal reduz entre 9 a 13% a pegada ecológica.

No ano letivo de 2023/24, a AVP vai expandir a implementação do programa, fazendo-o pelo menos em três municípios e duas universidades. De forma a conseguir refeições saudáveis e equilibradas nas escolas, o Prato Sustentável trabalha com nutricionistas.

Para mais informações sobre a iniciativa, clica aqui.