A Escola Secundária D. Luísa de Gusmão e a Escola Básica 2/3 Nuno Gonçalves, ambas na freguesia da Penha de França, acolheram ontem a exposição itinerante (-é+) A Tua Equação da Energia, uma iniciativa da Forum Estudante e da Agência Nacional para a Energia (ADENE) que, entre os dias 9 e 26 deste mês, percorrerá várias escolas da zona da Grande Lisboa. 

DSC 5690

DSC 5650

O interesse dos estudantes pelas questões energéticas/ambientais foi visível em ambas as instituições de ensino. Os mais velhos aprenderam, por exemplo, como poupar energia não deixando os seus gadgets e demais equipamentos eletrónicos em stand-by. Já entre os mais pequenos, houve quem quisesse aprender a escolher eletrodomésticos de melhor eficiência energética, para assim ajudar os seus pais a poupar dinheiro, e outros que fizeram questão de mostrar que já sabiam alguns dos dados apresentados na exposição, como os tipos de energia existentes, uma vez que fazem parte do currículo de disciplinas como Ciências Naturais.

(-é +) A Tua Equação de Energia! é uma iniciativa integrada e inovadora de sensibilização dos estudantes para a eficiência energética, tendo em vista alterações de comportamento agora e no futuro, por impacte indireto (no núcleo família ou de amigos, por exemplo) ou direto, na Escola, ou enquanto cidadãos e decisores sobre os consumo de energia e respetivo reflexo a nível social, económico e ambiental. Neste dia, a aposta não poderia estar mais ganha, portanto.

Pin It