Resultado da colaboração dos pelouros da Cultura e da Educação da Câmara Municipal de Matosinhos, os concertos nas escolas pretendem estimular a cultura musical dos alunos e democratizar o acesso dos mais novos ao grande repertório erudito português e europeu. 

O agrupamento formado por Vítor Vieira (1.º violino), Juan Carlos Maggiorani (2.º violino), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) abrirá este novo ciclo de atuações na Escola Básica de Matosinhos, onde estará às 9h10 de segunda-feira, 5 de novembro. Seguem-se concertos, sempre com cerca de trinta minutos de duração, na Escola Secundária Augusto Gomes (dia 5, 10h25), na Escola Básica de Custóias (dia 6, 11h35) e na Escola Básica da Senhora da Hora (dia 6, 15h30). Este ciclo de concerto pedagógicos encerrará no dia 10, pelas 12 horas, na Escola de Música Óscar da Silva, onde o quarteto realizará uma masterclass. Os cinco concertos previstos para este mês vão envolver quase quatrocentos alunos.

Criado em 2007 por iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, o Quarteto de Cordas de Matosinhos desenvolve um importante trabalho de preservação da herança musical portuguesa e europeia, realizando também, nos últimos anos, concertos regulares em igrejas e capelas do concelho, assumindo-se como um instrumento fundamental do objetivo de democratizar a fruição cultural em Matosinhos. Tem atuado nos principais palcos nacionais e europeus, tendo vencido, em 2014, o prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos.

 

{module PUB_2}

{module ALWAYS_ON_2}