A Queima das Fitas do Porto 2018 - que se realizará de 6 a 12 de maio - será a primeira queima em Portugal a envergar o "Sê-lo Verde", ao receber um parecer preliminar positivo relativamente ao financiamento de duas das quatro medidas possíveis às quais apresentou candidatura. As medidas em questão envolvem as áreas de recursos, emissões, energia e educação, onde a FAP se compromete a contribuir para a valorização e promoção da vertente ambiental do evento, junto do público, pelos promotores, marcas e instituições públicas associadas.

«A organização está comprometida em mitigar os impactos ao nível de consumo de água e recursos, diminuição do uso do plástico, diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e outros poluentes atmosféricos através da promoção de transportes partilhados, da eficiência energética e do uso de energias renováveis. Assumindo as dificuldades de reduzir diretamente todos os impactos na fonte, compromete-se a compensar as emissões geradas através de atividades de plantação de árvores, contribuindo ativamente para a consciencialização ambiental dos jovens», explicam os responsáveis.

Esta Queima mais amiga do ambiente terá também o recurso a copos reutilizáveis durante o evento, a substituição de 40% das casas de banho químicas para Módulos Sanitários com torneiras doseadoras, iluminação LED e ligação ao saneamento público. Para atingir os objetivos propostos serão dinamizadas várias ações de consciencialização e sensibilização sobre estas temáticas durante o evento, através da aplicação móvel da FAP, panfletos e vídeos de sensibilização a transmitir durante as noites do evento. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto.