As crianças de creches, ensino pré-escolar e 1.º ciclo de escolaridade vão regressar às atividades presenciais na próxima segunda-feira, dia 15 de março. A partir daí, o regresso será faseado, concluindo a 19 de abril, com o regresso dos estudantes do ensino secundário e superior ao ensino presencial. Estas foram algumas das novidades reveladas ontem pelo Governo, durante a apresentação do plano de desconfinamento, em conferência de imprensa.
Para além da reabertura de creches, jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo, o primeiro-ministro António Costa revelou que as Atividades de Tempos Livres (ATL) para crianças até ao 1.º ciclo também estarão de volta na próxima segunda-feira com atividades presenciais.
O @govpt apresentou hoje o Plano de #Desconfinamento para #Portugal. É um plano que assenta em critérios científicos e que precisa do contributo de todos. Juntos, vamos vencer a #COVID19.#EstamosOn
— República Portuguesa (@govpt) March 11, 2021
De acordo com o plano faseado de regresso às atividades letivas presenciais, os restantes estudantes apenas regressam às escolas e instituições de ensino depois das férias da Páscoa. A 5 de abril, começam por voltar ao ensino presencial os estudantes dos 2.º e 3.º ciclos (bem como para as ATL). Já os estudantes do ensino secundário e superior regressam a 19 de abril às atividades letivas presenciais.
Este regresso a três velocidades resulta de um "programa gradual" de regresso às aulas presenciais, destacou António Costa, sublinhando a importância de que "o ensino seja retomado" e revelando que, em parelelo com este plano, vai ser executado um programa de testagem massiva à comunidade escolar.