Entre os 17.363 candidatos à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, 11.486 foram colocados.

As 20 mil vagas disponíveis, bem como as 11 mil vagas sobrantes da primeira fase do concurso, são superiores aos números registados em 2011 e 2012.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) avança ainda que apenas 9.211 dos colocados são estreantes no ensino superior, sendo que os restantes 2.275 já estavam matriculados, na sequência da colocação na primeira fase.

Relativamente aos alunos colocados na primeira fase e que não se matricularam, o MEC aferiu que a percentagem de não matriculados aumenta em função das opções em que os estudantes são colocados. Assim, mais de 30% dos alunos não matriculados foram colocados na 5ª e 6ª opção.

Os resultados das colocações da segunda fase estão disponíveis no portal da DGES (Direção Geral do Ensino Superior). Os alunos colocados nesta fase devem matricular-se até segunda-feira (30 de setembro). 

Já a terceira fase decorre entre 3 e 7 de outubro, onde estarão disponíveis as vagas sobrantes da segunda fase, bem como as libertadas pela não conclusão das matrículas.