As emissões #EstudoEmCasa – a iniciativa do Ministério da Educação conhecida como a "nova Telescola" – resumem-se a conteúdos pedagógicos para o Ensino Básico. Na altura do anúncio das emissões, o primeiro-ministro António Costa referiu que era a "diversidade de disciplinas" do Ensino Secundário que impossibilitava o recurso "à transmissão televisiva". Procurando complementar esta lacuna, a RTP Madeira iniciou, a 20 de abril, emissões diárias de um projeto de telescola dirigido aos alunos do ensino secundário.

Intitulado "Telensino: Estudar Com Autonomia", o projeto inclui emissões de conteúdos sobre 20 disciplinas, recorrendo a 24 professores de diversas disciplinas, designadamente Português, Matemática, Geografia, Filosofia, Física, Química, Biologia, Economia e História, revela a RTP, no seu site.

 

 

A RTP Madeira colabora neste projeto, emitindo, a partir de segunda-feira, 20 de abril, "quatro horas diárias - entre as 09:00 e as 13:00 - de conteúdos de 20 disciplinas, em sessões de 30 minutos", explica fonte da Presidência do Governo Regional da Madeira, citada pela Agência Lusa.

O estudante do Ensino Secundário, Henrique Lage, soube da existência através de uma aula a distância. "Uma colega referiu que existiam aulas para o secundário", explica o aluno de 15 anos, para quem esta ferramenta poderá servir para complementar o estudo a distância. "Provavelmente, não vou conseguir acompanhar todas as disciplinas, porque tenho aulas a distância, mas estou a pensar ver, no meu tempo livre", explica.

 

horario teleescola

Horário do projeto Telensino com transmissão na RTP Madeira e na RTP Play

 

Já Iris Sousa, estudante da rede escolar do Turismo de Portugal, vê neste recurso uma forma de se preparar para matérias que não estão incluídas no seu currículo: "Gostava de fazer exame de Economia e, através destas aulas, sinto que tenho a oportunidade de preparar-me melhor. "Até agora está a ser bom, estou a gostar", garante.

Podes ver os episódios do projeto "Estudar com Autonomia" aqui: https://www.rtp.pt/play/p7170/e468634/estudarcomautonomia