Este evento, que responde à iniciativa da Sociedade Portuguesa de Química, é dinamizado pelo Departamento de Química da UTAD desde 2005 e tem contado com o apoio de diversas entidades. Este ano, teve o patrocínio da Reitoria e da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente desta universidade e da Câmara Municipal de Vila Real.

Nestas semifinais, as equipas de alunos realizaram uma prova teórica, seguida de uma prova de cariz teórico-prático. Ambas as provas foram concebidas com os contributos de todas as instituições de ensino superior participantes nestas olimpíadas sendo, por isso, iguais a nível nacional. Após as provas, seguiu-se a cerimónia de distribuição de diplomas de participação a todos os alunos e professores, que terminou com a entrega de medalhas e ofertas aos alunos classificados nos três primeiros lugares. Em primeiro lugar ficou a equipa "Os amigos de Curie", da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos D. Manuel de Faria e Sousa (Felgueiras), composta por Catarina Abreu Felgueiras, Maria Inês Fernandes Peixoto e Gustavo Dias Pereira.

Em segundo lugar ficou a equipa "Metais Alcalinos", do Agrupamento de Escolas de Felgueiras, formada pelos alunos José Gabriel Lima Oliveira, Matilde Marinho Valente e Lara Beatriz Pacheco Moreira. Já em 3.º Lugar ficou a equipa "Os Brilhantes da Pesqueira", da Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira, composta por Ana Rafaela da Fonseca Marques, José António Gomes da Costa e Rafael Alexandre Lemos Selores. As equipas classificadas nos dois primeiros lugares vão participar na Final, a 12 de maio de 2018, no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.