Joaquim Silva Gomes tem 84 anos e foi hoje o primeiro participante do workshop de arte urbana do Ubuntu Fest a pintar a parede branca do Parque das Lavandeiras, em Vila Nova de Gaia. “Inscrevi-me por curiosidade e achei espantoso”, explica à FORUM, já no final do seu trabalho. “Gostei do resultado final, é um trabalho bonito”, acrescenta. Joaquim foi uma das 12 pessoas, de várias idades, que hoje pintaram um mural que celebra o projeto “Ubuntu no Bairro”, no primeiro dia de Ubuntu Fest.

A seu lado, encontramos a professora da do Agrupamento de Escolas de Valbom, Anabela Bastos, que foi outra das participantes na ação. “Levo daqui ferramentas e experiências para aplicar com os meus estudantes”, garante a educadora, que destaca o facto da sua escola ser já “uma escola Ubuntu”. “Devemos dar espaço à liberdade e autonomia dos alunos, se confiarmos e tivermos expectativas positivas, os resultados aparecem”, acrescenta.

 

SIS03174

 

A mesma ideia foi sublinha pelo formador, o artista Nuno Palhas. “Procurei dar aos participantes a confiança para criarem algo”, explica à FORUM, acrescentando tentar “fazer com que os explorem o seu lado mais criativo”. O trabalho, destaca, foi realizado pelos 12 participantes que trabalharam sobre uma parede em branco, sob sua orientação.

Nuno Palhas já colaborou com o projeto “Ubuntu no Bairro” em outras ocasiões, realizando intervenções contextualizadas pelo meio envolve. Neste caso, este workshop acabou por ser uma experiência diferente, durante a qual sentiu interesse por parte de quem participou. “A ideia foi passar uma boa tarde, a fazer o que se gosta”, explica.

 

SIS03194

 

A tarde caminha para o seu final, ainda antes da inauguração oficial do mural, quando Joaquim se prepara para deixar o local. Antes, contudo, explica aquilo que o trouxe até aqui. “Vim porque acho que se deve ajudar os outros e apoiar a juventude”, explica, antes de concluir: “É a juventude que tem de avançar”.

O Ubuntu Fest continua durante o fim de semana, com atividades espalhadas pelo munícipio de Vila Nova de Gaia. Podes saber mais aqui