‘Universitários contra a Pandemia’ é um projeto de voluntariado formado por estudantes universitários. Objetivo passa por ajudar, de forma gratuita, alunos do Ensino Básico (1.º ao 9.º ano de escolaridade), com explicações para todas as disciplinas e anos de ensino.

O projeto nasceu no final de março e tem cerca de 160 estudantes universitários inscritos. A plataforma "Universitários contra a Pandemia" informa que os alunos terão acesso a "explicações online e materiais adicionais para esclarecer as suas duvidas". "O tema/matéria a ser discutido é pedido pelo aluno, porém, está completamente à decisão do voluntário qual a estrutura das explicações e os materiais a serem fornecidos (se necessários)", realçam.

 

 

As famílias e os voluntários escolhem o melhor horário e as matérias a ensinar. Uma das fundadoras da plataforma "Universitários contra a Pandemia", Sara Amorim, por exemplo, é explicadora de um rapaz do 3.º ano que vive em Leiria, noticia a Agência Lusa. As explicações são realizadas através do Zoom, uma vez por semana.

Os universitários interessados podem registar-se no site. A partir daí, a equipa da plataforma deixa a garantia: "Vamos por-te em contacto com um aluno dentro das disciplinas em que és mais qualificado/a".

maya maceka yW Qgw IJXg unsplash

 

De acordo com a estudante de 18 anos, citada pela Lusa, esta foi a forma encontrada de contribuir neste período de dificuldade: "Nós queremos ajudar mas não temos quaisquer qualificações para dar apoio nos serviços de saúde, que são quem mais precisa neste momento, ou outros serviços, mas podemos ajudar alunos mais novos a estudar".

Para saber mais visita o site "Universitários Contra a Pandemia" aqui.