Uma visita à casa da democracia para apresentar propostas que são “preocupações legítimas”, para “uma causa que é de todos”, num “projeto inspirador” e “capaz de fazer a diferença”. Foi assim que alguns dos deputados presentes na audiência, das Comissões da Ciência e Educação e Ambiente e Energia, definiram as propostas apresentadas pelos jovens da rede “Vamos Cuidar do Planeta”,no passado dia 10, na Assembleia da República.

A sessão foi presidida pelos deputados Alexandre Quintanilha e Tiago Brandão Rodrigues, presidentes da Comissão de Ciência e Educação e Ambiente e Energia, respetivamente, contando com a presença do presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), Joaquim Ramos Pinto e a vogal da direção Carolina Barbosa.

Os trabalhos tiveram a duração de uma hora, tempo durante o qual foi possível ouvir propostas distintas de jovens de diferentes zonas do país e os deputados, não só a partilhar as suas dúvidas, como a parabenizar os alunos pela sua capacidade em “identificar problemas e apresentar soluções”.

As propostas apresentadas pelos alunos centraram-se em temas como o “desperdício de água”, a “biodiversidade” propondo “coberturas verdes em paragens de transportes públicos”, os “resíduos sólidos urbanos”, as “beatas no chão”, e as “embalagens de uso único”.

 

 

Com os olhos postos no futuro, estas propostas apresentadas aos decisores políticos apontaram soluções que vão desde a aposta em “políticas públicas que incentivem e apoiem iniciativas de combate ao desperdício de água”; a colocação de “coberturas verdes nas paragens dos autocarros e em escolas, para que a temperatura possa ser reduzida, ao mesmo tempo que se apoia a criação de corredores ecológicos”; assegurar que a comunidade escolar tenha “as condições necessárias de forma a poder contribuir para uma eficiente gestão dos resíduos sólidos urbanos”; o reforço “das campanhas de sensibilização dos consumidores para o destino responsável dos resíduos de tabaco” por parte das produtoras de tabaco; e a sensibilização da “sociedade para boas práticas ambientais no uso responsável de embalagens próprias nos supermercados, hipermercados e restaurantes, entre outros estabelecimentos”, entre muitas outras propostas.

Para Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, esta é uma ação que pretende “promover consciência cívica e cultura democrática dos jovens em idade escolar”. Estes projetos, na sua perspetiva, servem para ajudar os alunos “a refletir, a discutir à escala local com os decisores e aproximá-los de técnicos e especialistas para conhecerem as problemáticas que vão identificando e as soluções para as mesmas”. Este foi “um momento de satisfação porque os jovens representam cerca de 8 mil alunos de escolas de ensino básico e secundário”, completou.

Durante a sessão intervieram os deputados do grupo parlamentar do PS Francisco Diniz e Bárbara Dias, a deputada do PSD Cláudia André e a deputada do partido Chega Rita Maria Matias.

As propostas apresentadas durante a audiência e o vídeo da mesma estão disponíveis online e podem ser consultados aqui.