Esta nova ação de mobilidade europeia prevê beneficiar 30 jovens, que durante seis meses vão ter oportunidade de prolongar a formação, mas em contexto de trabalho, em diversos países europeus. O Erasmus Pro é a nova ação que apoia mobilidades de longa duração em vários países europeus. Segundo a Comissão Europeia, esta iniciativa prevê envolver até 2020 cerca de 50.000 jovens em estágios de 6 a 12 meses.
A este número juntam-se os 650.000 estudantes previstos ao abrigo do atual Erasmus+. Este programa apresenta como objetivos a disseminação de boas práticas e fatores de sucesso para a colocação de jovens, promovendo desta forma o desenvolvimento das suas capacidades, aumento da empregabilidade e fortalecimento do sentimento de cidadania europeia.
As candidaturas para o Erasmus Pro (6 meses de estágio no estrangeiro) estão abertas até dia 17 agosto através do site da Profitecla e são destinadas a jovens que tenham terminado a sua formação até 2017/2018 num dos polos da Profitecla. Criada em 1989, a Escola Profissional Profitecla integra o Grupo Rumos. Com sede no Porto, tem polos em Lisboa, Coimbra, Viseu, Braga, Guimarães e Barcelos. A Escola Profissional Profitecla tem como objetivo fundamental o ensino e a formação profissional, nas áreas da Comunicação, Gestão, Turismo, Secretariado, Restauração, Auxiliar de Saúde, Receção, Banca e Seguros e Serviços Jurídicos.