#1 O ambiente
Por vezes, no secundário, temos a impressão que o ensino superior poderá possuir um ambiente menos próximo. A ESTeSC contrariou completamente essa expectativa. Fiquei muito contente ao perceber que os professores sabem o nosso nome e se preocupam connosco, por exemplo. E isso tem impacto grande na motivação. Muitas vezes, os estudantes de ensino superior estão sozinhos numa cidade, deslocados da família, ter alguém que se preocupa ajuda muito na adaptação.
#2 A escola
Na escola, dizemos muitas vezes que a ESTeSC é a melhor escola do país, do mundo e do universo. É uma instituição de excelência na área da saúde, até porque os seus cursos são reconhecidos a nível nacional pela qualidade do ensino, dos estágios e da prática clínica. Estudar na ESTeSC é uma aventura, uma experiência inesquecível, sem dúvida.
«Já sabia que iria encontrar uma grande componente prática, mas surpreendeu-me pela positiva a excelência e o grau de exigência envolvido, que nos leva a ser futuros profissionais muito preparados»
#3 O ensino
Já sabia que iria encontrar uma grande componente prática, mas surpreendeu-me pela positiva a excelência e o grau de exigência envolvido, que nos leva a ser futuros profissionais muito preparados. Isso vê-se, por exemplo, quando realizamos estágio e nos sentimos preparados para desempenhar as tarefas envolvidas. Isso é muito importante para nós, por nos dar confiança nas nossas capacidades.
#4 A cidade
Eu sou natural de Ponte de Lima. Antes de saber qual o curso que pretendia, sabia que queria estudar em Coimbra, pelo espírito académico que aqui se vive. Coimbra tem sido tudo o que esperava e ainda mais. É uma cidade que nos acolhe totalmente, nunca me senti sozinha, não tive medo de deixar a minha terra, a minha família, para partir em busca de um futuro melhor e conhecer pessoas novas. Continua a ser muito gratificante estar aqui.
#5 A área
Escolhi o curso de Saúde Ambiental por saber que envolveria áreas muito diversificadas. É uma profissão com várias formas de intervenção e, recentemente, nos meu estágio, pude confirmar isso. Nesse sentido, creio que a ESTeSC marca pela diferença também no sentido da interligação entre as licenciaturas. Penso que isso faz muito sentido, até porque, em âmbito hospitalar, vamos trabalhar todos juntos, em prol do utente e da comunidade.
#6 A associação
Entrei na associação de estudantes no segundo ano e tem sido uma experiência muito gratificante. Tem sido uma aventura, com coisas novas para descobrir e obstáculos que ultrapassamos em equipa. Gosto de sentir que trabalho em prol dos estudantes e da comunidade. Durante a pandemia, por exemplo, o trabalho que temos feito tem sido inacreditável – não baixámos os braços e conseguimos ter um impacto direto na vida dos estudantes.