O Polivalente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) acolheu a sessão de encerramento da primeira edição do FIKALAB ISEC Challenge 2019. O evento serviu para apresentar e premiar os projetos concorrentes no concurso lançado pela Critical Software, em parceria com o ISEC.

Os alunos que receberam como prémio equipamentos no valor de 3 mil euros desenvolveram uma máquina de quatro rodas motrizes, com braço robótico e câmaras incorporadas, capaz de detectar carências de certas substâncias e a presença de doenças, bem como analisar as necessidades hídricas dos terrenos de cultivo.

O espaço FIKALAB foi criado em 2016, dentro da Critical Software, e só no ano de 2019 é que foi expandido para o contexto universitário. A Critical Software, entidade parceira neste projeto, lançou o desafio ao ISEC através do seu laboratório tecnológico criativo (Fikalab) que, para este concurso estiveram inscritos 10 projetos mas, somente cinco foram finalizados.

Para o ISEC "é fundamental que a instituição de ensino tenha um conceito empresarial de modo a distinguirmos a escola no ensino de engenharia aplicada, com parceiros institucionais e tecnológicos, tendo como objetivo o desenvolvimento de trabalhos e sua aplicabilidade e de acordo com as necessidades do mercado".