A Uniplaces, plataforma online para alojamento de médio a longo prazo, divulgou o top cinco de cidades europeias para onde vão estudar os jovens portugueses, com base nos dados de alojamento da plataforma no último ano. Barcelona é a cidade mais escolhida pelos estudantes de origem portuguesa que arrendaram através da Uniplaces, ocupando o primeiro lugar da lista com 31% do número total de portugueses que encontram casa ou quarto numa cidade estrangeira através da plataforma.  

Com uma renda média de 464 euros para o arrendamento de um quarto em casa partilhada em Barcelona, a proximidade geográfica e o valor médio pago, comparado com outras cidades europeias, são dois dos principais motivos para que os jovens portugueses selecionem a capital da Catalunha como o principal destino para a sua experiência de mobilidade.  

Madrid é a 2.ª cidade europeia mais reservada pelos portugueses na Uniplaces. Com uma renda média mensal de 463 euros, a cidade que anteriormente ocupava o primeiro lugar desta lista, é escolhida por 19% dos estudantes e jovens profissionais portugueses. Espanha é o país europeu que apresenta opções de quarto e casa em mais cidades, na plataforma da Uniplaces, nomeadamente em Barcelona, Madrid, Valência, Granada, Sevilha, Salamanca, Málaga, Alicante, entre outras localidades.  

Milão é a cidade que se encontra em 3.º lugar na lista das cidades mais procuradas pelos portugueses para estudar fora do país. O facto de algumas universidades desta cidade terem sido incluídas no ranking das melhores universidades do mundo pela qualidade da educação é, segundo a Uniplaces, um fator determinante no momento dos portugueses decidirem para onde vão estudar. A renda média mensal na cidade de Milão é 613 euros.  

Em 4.º lugar na lista das cidades europeias para onde vão estudar os jovens portugueses, através da Uniplaces, encontra-se Berlim. A capital da Alemanha apresenta uma renda média mensal de 522 euros para o aluguer de um quarto em casa partilhada, valor superior às duas cidades espanholas, mas ainda assim menos dispendioso do que em Milão. Na Alemanha, além de Berlim, os jovens podem também encontrar opções de alojamento na plataforma da Uniplaces para a cidade de Munique. Roma é a 5.ª cidade europeia mais escolhida pelos jovens portugueses, com uma renda média de 490 euros. Em Itália, a Uniplaces disponibiliza ofertas de alojamento em seis cidades, nomeadamente Turim, Pádua, Florença, Bolonha, Milão e Roma.