Os 62.675 estudantes que se candidataram à primeira fase Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior público vão poder ocupar vagas destinadas aos alunos internacionais, anunciou a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva.
De acordo com as explicações da ministra, durante a conferência de imprensa relativa à reunião do Conselho de Ministros, na passada quinta-feira, a decisão explica-se pelo elevado número de candidaturas registadas no CNA e pela expectável diminuição do número de estudantes internacionais, resultante das consequências da pandemia do novo coronavírus.
Candidaturas ao Ensino Superior atingem número mais elevado desde 1996
62.675 estudantes candidataram-se à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público. O número representa um aumento de 11.384 candidatos face a 2019. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anunciou hoje o número total de estudantes que se candidataram à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior público no ano letivo de 2020-2021.
Recorde-se que o CNA 2020/2021 registou o número mais elevado de candidaturas desde 1996, representando um aumento de 11.384 candidatos face ao ano anterior (um aumento de cerca de 22%). “Tivemos no concurso nacional de acesso o maior número de candidatos desde há muitos anos e, por isso, o Governo resolveu que as instituições de ensino superior podem usar essas vagas para o concurso geral de acesso”, explicou Mariana Vieira da Silva.
Os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso serão divulgados no dia 28 de setembro, através do site da Direção-Geral do Ensino Superior. A tutela recorda ainda que estes resultados poderão ser consultados através da aplicação ES Acesso.