Por todo o país, há estudantes africanos em dificuldades económicas, devido à pandemia de Covid-19. A revelação foi feita pelo estudante de mestrado do Instituto Politécnico de Bragança, Braima Dabó, à Rádio Renascença. "“Temos vários alunos em dificuldades, precisam de ajuda a nível de alimentação, residência, produtos de higiene, pagamentos em atraso, propinas em atraso”, contou.

Foi a partir desta constatação que Braima Dabó decidiu dinamizar a iniciativa "Rede Solidária de Estudantes Africanos em Portugal", com a parceria da Cáritas Diocesana de Bragança, do IPB (Instituto Politecnico de Bragança) e da Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento "Na Rota dos Povos". As páginas do Instagram Portal Guigui, Nobalur e Blackfrodolls fazem também parte desta ação solidária, avança a organização, na sua página de Facebook.

 

“Rede Solidária de Estudantes Africanos em Portugal” procura angariar apoios para ajudar estudantes necessitados

 

Todos os anos, sublinha a mesma fonte, muitos jovens africanos que estudam em Portugal encontram várias dificuldades, sendo que, este ano, "a dificuldade é muito maior devido à pandemia COVID-19". "Muitos destes jovens que estudam nos politécnicos e nas universidades de norte a sul do país, estão a passar por momentos difíceis a todos os níveis, desde alimentação, alojamento (renda), saúde, até nos processos de autorização de residência", contam.

Foi por essa razão que associações de estudantes africanos de várias universidades e institutos politéncnicos decidiram unir-se para criar a "Rede Solidária de Estudantes Africanos em Portugal". O objetivo, revela a organização, passa "por obter os apoios necessários através de campanha de angariação de fundos ou bens, como forma de minimizar as dificuldades destes jovens estudantes".

Para saber mais sobre esta iniciativa, clica aqui.

enfermagem,estudantes,covid