O projeto de reportagem de uma equipa de alunos do curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) do Politécnico de Viseu foi selecionado para a primeira edição da iniciativa europeia ReportEU.
Este é um projeto organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal que procura "contribuir para a formação prática dos futuros jornalistas no formato reportagem e em cobertura jornalística de temas europeus, fomentando ainda o debate e ação para um aumento da literacia mediática", explica o Politécnico de Viseu, em comunicado.
Ana Catarina Correia e Daniel Silva, alunos do 3.º ano da Licenciatura em Comunicação Social, viram a sua candidatura ser selecionada e irão agora desenvolver a reportagem com o tema “Deficiência na UE: um longo caminho a percorrer”.
A iniciativa ReportEU recebeu 23 candidaturas de estudantes de vários pontos do país e tem como objetivo "contribuir para a formação prática dos futuros jornalistas no formato reportagem e em cobertura jornalística de temas europeus, fomentando ainda o debate e ação para um aumento da literacia mediática", acrescenta a mesma fonte.
As seis equipas selecionadas vão desenvolver, entre janeiro e abril de 2021, reportagens sobre temas de dimensão europeia, com o objetivo de lhes "dar ímpeto na agenda mediática através de protagonistas e ângulos relevantes e originais". Neste processo, os estudantes terão a mentoria prática de jornalistas profissionais e, no final, três reportagens serão escolhidas pela equipa de mentores e parceiros para serem difundidas pelos órgãos de comunicação social que se associam à iniciativa: Público, Renascença e TVI.
Para saber mais sobre o RerportEU, clica aqui.