Os estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), dos cursos de licenciatura em Engenharia Mecânica e de mestrado em Engenharia de Produção, marcaram lugar no pódio com o projeto “Desenvolvimento de uma impressora 3D para aplicações de aeronáutica”, tendo recebido um prémio monetário no valor de mil euros. Nuno Guerreiro, do Instituto Superior Técnico, mereceu o primeiro lugar, com o projeto “Técnicas de Controlo Incremental de Aeronaves” (2 500 euros) e Diogo Correia, da Universidade de Coimbra, foi o segundo classificado com um trabalho sobre “Sistema de Geração de Energia e Dados em Aeroportos” (1 500 euros).
A iniciativa, que decorre do projeto Portugal Air Summit Universidades (PAS U), com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), foi uma das novidades deste terceiro ano de cimeira, tendo como propósito “reconhecer projetos que se destaquem por uma intervenção particularmente relevante e inovadora na área da ciência e/ou cultura aeroespacial”. Reconhecendo a escassez de recursos humanos especializados na área aeronáutica, em Portugal e no mundo, a organização do Portugal Air Summit 2019 considera que “o caminho passa por uma proximidade física do setor com a academia e os jovens”, como refere o próprio lema do prémio: “O setor aerospacial mais perto dos estudantes”.
O IPS tem feito uma forte aposta, ao longo dos últimos anos, no reforço da oferta formativa para satisfazer as necessidades do setor, disponibilizando nomeadamente uma pós-graduação, um curso técnico superior profissional (também registado para ser lecionado no Aeródromo de Ponte de Sor) e um ramo específico em aeronáutica da licenciatura em Engenharia Mecânica. A ESTSetúbal/IPS dispõe igualmente de um novo Laboratório de Aeronáutica, equipado com um simulador de voo da aeronave A320, construído por docentes e estudantes.