A curta "Ode à Infância", realizada por dois estudantes do Politécnico de Portalegre, foi distinguida como "Melhor Curta de Estudantes Portuguesa". O galardão está inserido na competição para estudantes da edição de 2020 do Festival Monstra. Os estudantes recebem agora 1500€ que poderão ser investidos na produção da próxima obra.

"Pelo excelente uso da animação tradicional, linhas expressivas e narrativa metafórica, [Ode à Infância] é uma viagem à descoberta sobre o que nos faz felizes", destacou o júri, justificando a entrega do galardão.


"Ode à Infância" de João Monteiro e Luís Vital

 

"Ode à Infância", que conta com música composta por Tomás Almeida, fez já parte da selecção oficial de festivais como o Indie Lisboa, o Animage, o Bucheon International Animation (BIAF) ou o Cinanima, tendo vencido o prémio "Melhor Animação" no Festival Cartoons Underground de 2019.

A curta foi realizada no âmbito da Unidade Curricular “Projeto de Animação”, da licenciatura em Design de Animação e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – IPPortalegre. Os trabalhos realizados no âmbito desta cadeira contaram com o apoio do ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual.

 

 

Durante a sessão de entrega de prémios online, João Monteiro destacou este prémio como uma "grande honra", realçando a qualidade dos trabalhos a concurso. Luís Vital deixou ainda um agradecimento aos professores do Politécnico de Portalegre que "ajudaram a criar esta obra", nomeadamente pela orientação que garantiram na construção desta narrativa.

No seu site, o Politécnico de Portalegre destaca como "o reconhecimento da qualidade do ensino do cinema de animação do Politécnico de Portalegre tem sido uma constante", aludindo a esta e outras distinções em festivais nacionais da especialidade. Recorde-se que, na edição de 2019 do Monstra, três estudantes do mesmo curso (Débora Rodrigues, Joana Flauzino e Vanessa Santos) venceram prémio de melhor filme português, na competição de estudantes.

Para conheceres os outros premiados da edição de 2020 do Monstra, visita: https://monstrafestival.com/pt/palmares-monstra-em-casa/

 enfermagem,estudantes,covid