#1 A escolha

Eu conheci o ISCAC ainda no ensino secundário, através de uma amiga que aqui estudava. Vinha aqui tomar café, via que o espaço era agradável, que o pessoal era simpático. Via como o campus estava sempre cheio, com 1000 a 1500 estudantes a circularem – isso cativa qualquer estudante de 17 ou 18 anos. Como tinha interesse na área da Gestão, juntei o útil ao agradável e acabei por vir para cá. 

                      

#2 A experiência

A expectativa era elevada, quando cheguei ao ISCAC. Ainda assim, surpreendeu-me pela positiva o espírito de companheirismo que existe. “Quando somos caloiros, somos um só” é um dos lemas da comissão de praxe. E esta frase espelha a realidade, toda a gente conhece toda a gente, não existe uma divisão marcada por grupos. O facto de nos sentirmos dentro da mesma família superou muito as minhas expectativas. 

 


«A pandemia tem sido uma das experiências mais complicadas [...] A associação tem tentado representar as necessidades dos estudantes»


 

#3 A criatividade

A aposta na criatividade dos estudantes é uma das marcas do ISCAC. Podemos falar sobre o piano que está disponível no campus para quem queira tocar. Isto é apenas um exemplo simbólico de como aqui se dá a oportunidade aos estudantes possam fazer uma exploração por si próprios. Isso é o cerne do ensino superior, penso eu – abrir novas portas aos estudantes. 

#4 A motivação   

Estudar no ISCAC é estudar em casa. É aprender com vontade de aprender, sentido-se bem. Várias coisas contribuem para esse conforto. O facto de o campus estar aberto 24 horas por dia, permite aos estudantes manter um contacto próximo, ajudar-se mutuamente, mesmo entre cursos. Isso é algo muito importante para a aprendizagem e que faz muita falta neste momento de pandemia. 



SJR 9917

 

#5 O espaço

O espaço do ISCAC é clean do ponto de vista da sua arquitetura, com muita luminosidade e conforto – o bar, por exemplo, com a sua esplanada relvada, a biblioteca que aposta na luz natural... O conforto é uma prioridade e isso ajuda muito os estudantes na motivação de trabalhar. Penso que é uma das bases que se vive por aqui. 

#6 A associação

A pandemia tem sido uma das experiências mais complicadas, do ponto de vista pedagógico. Houve a necessidade de adaptação a um novo regime de ensino a distância e da compreensão das sensibilidades de estudantes e docentes. A associação tem tentado representar as necessidades dos estudantes. Tem sido muito gratificante, para mim, crescer em vários aspetos, graças a este trabalho.