As instituições de Ensino Superior devem "garantir as devidas condições para realizar avaliações em segurança", nomeadamente presenciais, mas estas "deverão ser excecionais". Esta é a posição tomada pela Federação Académica do Porto (FAP), em comunicado, após o anúncio de novas medidas de combate à pandemia da Covid-19.

Recorde-se que as medidas anunciadas ontem pelo executivo preveem que as aulas presenciais se mantenham em regime presencial em todos os níveis de ensino. Já antes deste anúncio, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) defendeu a continuidade das atividades avaliativas e letivas presenciais, tendo em conta "grau de preparação das Instituições de Ensino Superior (IES) face à pandemia", bem como o facto de se registar atualmente um período de atividade letiva residual, em época de exames.

 

 

A FAP, por sua vez, considera que "as atividades de avaliação que se encontram em curso deviam ser adaptadas para meios online, contribuindo, desta forma, para o esforço conjunto que o país terá de fazer neste momento difícil". "A Federação Académica do Porto considera que o regime presencial nas instituições de Ensino Superior devia ser a exceção e não a regra", realçam, acrescentando que "os estudantes não foram ouvidos" no processo de tomada de decisão.

A FAP destaca ainda o número elevado de estudantes deslocados e a consequente necessidade de deslocação e utilização de transportes públicos."É importante continuar a desenvolver mecanismos de inovação pedagógica, que permitam superar esta pandemia com sucesso e continuar a apostar na melhoria contínua do Ensino Superior”, defende a Presidente da Federação Académica do Porto, Ana Gabriela Cabilhas, 

Fundada em 1989, a Federação Académica do Porto representa 27 associações da academia do Porto e cerca de 70 mil estudantes.

 

.