O IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia anunciou hoje o projeto de proteção individual para os profissionais de saúde e para os profissionais que têm de garantir serviços indispensáveis e de atendimento ao público.

Foi a escassez deste equipamento médico na prevenção da pandemia da Covid-19 que levou a escola a desenvolver "um projeto de design e produção de viseiras que contribuem, com segurança, para a proteção e minimização da propagação do vírus", explica o IADE, em comunicado.

As viseiras são analisadas e validadas por profissionais de saúde e respeitam a regulamentação em termos de material e higiene, garante o IADE, que explica ainda que estes produtos serão "de fácil utilização e reutilizáveis".


 

Para a produção, é utilizado policarbonato transparente 0.75mm, PLA e Elástico Náuticol, bem como o recurso à tecnologia de corte a laser e impressão 3D. O projeto está atualmente em fase de protótipo, tendo a equipa desenvolvido em apenas dois dias 360 viseiras.

O IADE revela ainda ter já em desenvolvimento, desde o design à produção, mais 600 viseiras, em parceria com a Ondagrafe, uma empresa de produção digital. No total, 960 viseiras serão doadas aos Hospitais Beatriz Ângelo, Santa Maria, Amadora Sintra e Estefânia.