Ganhou a Medalha de Prata nas Olimpíadas de Matemática, terminou o Secundário com média de 19,7, está a acabar a licenciatura em Matemática na Universidade do Porto, tem um canal sobre Matemática com mais de 70 000 subscritores e no ano passado lançou o livro 'Desafios Matemáticos Que Te Vão Enlouquecer'.

Não é preciso fazer muitas contas para perceber que esta jovem comunicadora de ciência, conhecida na Internet como a youtuber MathGurl, vai longe. Inês Guimarães nasceu em 1998, na cidade com o mesmo nome. Filha de pai médico e mãe professora do 1.º Ciclo, está ligada a vários projetos de divulgação matemática. Além do canal MathGurl, colabora com o cantor Paulo Sousa levando às escolas o espetáculo "A Raiz do Problema". Escreveu o conto infantil "A Terra da Mentemática", já participou em duas conferências TEDx e foi nomeada para melhor youtuber de Ciência e Tecnologia no âmbito do YouFest Awards, em 2018.

"Qual a sensação de entender Matemática?", "Números feitos de LEGO" e "Piadas Matemáticas" são os títulos dos últimos vídeos que postou no seu canal de YouTube, que conta com mais de 2,5 milhões de visualizações. É Inês quem escreve os guiões, filma e edita os vídeos. "A Matemática pode pôr-te maluco, mas vale a pena! De uma forma simples e humorística (espero), eu falo de cenas fixes de Matemática. Mesmo assim, não te fies só na minha palavra, vê com os próprios olhos!", escreve na apresentação da sua plataforma online a jovem youtuber que, em 2016, chegou à final do FameLab, o concurso de comunicação de ciência promovido em Portugal pela Ciência Viva.

Nas palestras no Pavilhão do Conhecimento, Inês Guimarães partilhará com estudantes pouco mais novos do que ela a paixão pelos números, que despontou no 7.º ano depois da experiência com um professor "que a espicaçou". No Dia do Pi, o Pavilhão do Conhecimento organiza durante todo o dia várias atividades experimentais que convidam os visitantes a explorarem o museu com os olhos postos no ?, descobrindo as suas aplicações no dia a dia. Consulta o programa completo AQUI