No total, 50 984 estudantes encontraram colocação na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior. Destes, 50,5% entraram na sua primeira opção, menos 2% que em 2019. Recorde-se que 62.561 estudantes tinham feito a sua candidatura, sendo que o resultado implica uma taxa total de colocação de 82% dos estudantes.

Os resultados da primeira fase estão disponíveis no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). No total, a DGES estima que o novo ano letivo implique a inscrição de 95 mil novos estudantes em cursos do ensino superior público e privado, contabilizando os cursos de licenciatura e mestrado integrado, bem como outras ofertas formativas.

 

 


Colocados por opção de candidatura:
1.ª opção 50,5%
2.ª opção 20,7%
3.ª opção 12,5%
4.ª opção 7,8%
5.ª opção 5,2%
6.ª opção  3,3%
Fonte: Direção-Geral do Ensino Superior


 

Como era esperado, a subida das classificações obtidas em exame nacional levou a uma subida generalizada das médias de acesso. Entre os cursos com médias mais elevadas, as notas de entrada subiram, em média, entre 0,24 a 0,61 valores. O curso com média de acesso mais elevada (Engenharia Aeroespacial, no Instituto Superior Técnico), por exemplo, subiu a nota de acesso de 18,95 para 19,13.

Destaque ainda para o facto dos politécnicos registarem um aumento considerável do número de alunos captados. De acordo com os dados da DGES, os institutos politécnicos registaram um aumento de 18% na captação de novos alunos nesta fase, face ao ano anterior. Em comparação, as universidades subiram 12%.




 

Sobram agora 6050 vagas para a segunda fase do concurso, um valor que se fixa como o mais baixo da última década. Em 2011, sobraram, na mesma fase, quase o dobro das vagas (11 938). Podem agora candidatar-se à seguda fase os candidatos não colocados, bem como os colocados que não se matriculem ou que pretendam voltar a concorrer. Os resultados são divulgados a 15 de outubro.

Por outro lado, podem ainda concorrer os estudantes que apenas reuniram condições de acesso depois de terminado o prazo de candidatura à primeira fase ou que, reunindo condições dentro do prazo não realizaram candidatura.

Para saber mais, visita: https://www.dges.gov.pt/pt