Esta é a segunda edição do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação (PNJI). Contudo, o objetivo mantém-se, avança a ANI: "distinguir o jornalismo sobre inovação de base científica e tecnológica nacional, publicado ao longo de 2018". Das várias categorias a concurso, há duas que estão abertas a estudantes: "Menção Honrosa Academia" e "Menção Honrosa Blog/Podcast". 

 

De acordo com a mesma fonte, esta novidade procura "incentivar as carreiras de futuros profissionais de comunicação, muitos dos quais colaboradores regulares em publicações editadas e difundidas pelas suas entidades de ensino superior". 

 

Da esq para a dir Antonio Sarmento Rute Fonseca Nuno Costa

Os vencedores da edição de 2018 do PNJI: António Sarmento (esq.), Rute Fonseca e Nuno Costa (dir.). 

 

O prémio - que conta com o apoio da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e do Sindicato de Jornalistas (SJ) - foi, de acordo com presidente da ANI, Eduardo Maldonado, "a forma que a ANI encontrou para apoiar e impulsionar o jornalismo de qualidade sobre inovação e, consequentemente, a própria inovação". 

As candidaturas estão abertas até às 23h59 do dia 13 de setembro de 2019. Terminado o período de submissão de candidaturas, que decorre no website da ANI, a Agência divulgará até 1 de outubro quais as que foram admitidas e excluídas. Para mais informações, visita: https://www.ani.pt/pt/eventos/eventos-ani/pnji-2019/