A Federação Académica do Porto (FAP), em resposta à agência Lusa, confirmou que a nova residência universitária abre portas em setembro, depois de efetuadas obras de reconversão e reabilitação no edifício. A FAP destacou que “ao longo do projeto foram detetadas patologias e situações anómalas”, o que levou a que fossem feitas correções e reparações “imprescindíveis para a habitabilidade do edifício”.

Segundo a FAP, o espaço já se encontra “inteiramente preparado para receber estudantes”. As intervenções efetuadas no edifício permitiram aumentar a capacidade da residência, que agora tem “40 camas ao dispor dos estudantes”. A residência de estudantes também está equipada com cozinha, copa, espaços de lazer, de fitness, de estudo individual e de coworking.

 

 

Para selecionar os estudantes que vão habitar o espaço, foi assinado um protocolo de colaboração entre a FAP e as instituições de Ensino Superior do Porto. Os Serviços de Ação Social e Gabinetes de Apoio Social vão ter em conta durante a seleção os estudantes que, “pelas suas condições económicas, necessitem de alojamento para prosseguir os estudos”.

A FAP ficará encarregue do acompanhamento e gestão da residência, que se instalou no espaço após a assinatura de um protocolo com a Câmara Municipal do Porto.