Há duas modalidades de participação no SciTeCh 2019. Para além da vertente "Case Study", que consiste na análise e resolução hipotética de um problema, existe a categoria "Team Design", onde cada equipa de quatro elementos irá criar um protótipo ou estrutura funcional, utilizando materiais simples e de baixo custo. 

O SciTeCh 2019 descreve-se como sendo "uma competição para todos os cursos", dentro das áreas de Ciência e Engenharia, sendo que a convergência entre conhecimentos de diferentes áreas é, precisamente, vista como uma das características importantes do exercício. 

Em 2018, cerca de 25 equipas (e 100 estudantes) participaram nesta competição. Os desafios colocados foram um protótipo de uma caixa antichoque (Team Design) e uma Estratégia de produção de alimentos e "hortas verticais" (Case Study). 

 

 

 

 

O BEST Porto é um grupo local da organização europeia de estudantes sem fins lucrativos com o mesmo nome (Board of European Students of Technology), abrangendo os mais de 10 mil estudantes das Faculdades de Engenharia e Ciências da Universidade do Porto (FEUP e FCUP).