Foi de 13 a 16 de setembro que decorreu a Semana Nacional do Empreendedorismo e da Inovação, acolhida e dinamizada este ano pelo Politécnico de Santarém. O evento realizou-se, por isso, nas cidades de Santarém e de Rio Maior, nas quais o IPSantarém tem as suas Escolas Superiores.

O presidente do IPSantarém, João Moutão, na sua intervenção de boas-vindas, destacou o "orgulho pela organização de um evento desta natureza no Politécnico de Santarém", sublinhando ainda o papel fundamental dos patrocinadores, em especial o Banco Santander, a Delta Cafés, a Ordem dos Contabilistas Certificados e a Garval.

 

Joao Moutao

 

200 participantes, três finais

Organizada anualmente, a Semana Nacional do Empreendedorismo integra a final facional do Poliempreende (Concurso de Empreendedorismo da rede Politécnica Nacional, que vai já na
sua 17.ª  edição). Este evento é, em cada ano, organizado pela Coordenação Nacional desse ano que, rotativamente, passa por todas as 21 Entidades integrantes desta rede.

Este ano, ao tema do empreendedorismo juntou-se também o tema da Inovação, com a inclusão da final nacional do projeto Link Me Up (dinamização de casos de co-criação de inovação), no qual participaram 13 institutos politécnicos. Estas equipas ficaram instaladas em Rio Maior.

 

 

 

No total, estiveram no evento cerca de 200 alunos e docentes que participaram em várias ações, começando por uma atividade de boas-vindas. O dia 14 foi um dia de trabalho dedicado à afinação das apresentações finais, em que os participantes contaram com a ajuda do grupo “Os Improváveis” e de consultores da Inova+.

No dia 15, decorreram as duas finais nacionais Poliempreende (projetos 2020 e projetos 2021) com a realização dos pitchs perante júris. Este dia terminou com um jantar conjunto com todos os participantes do evento.

Financiar a inovação

O último dia do evento decorreu na Escola Superior Agrária de Santarém onde teve lugar uma conferência sobre a temática do financiamento de projetos inovadores, na qual participou a BlueCrow, sociedade de capital de risco gestora dos Fundos Blue Crow Innovation.

Seguiu-se um almoço conjunto e a sessão de apresentação de resultados e divulgação dos vencedores.  Foram entregues prémios aos projetos vencedores das finais nacionais que decorreram nesta Semana Nacional do Empreendedorismo e da Inovação: Final Nacional de Casos de Co-Criação, Final Nacional Poliempreende – Projetos 2020 e Final Nacional Poliempreende – Projetos 2021.

 

Estudantes do Politécnico de Coimbra vencem concurso Poliempreende


Projeto que integra estudantes do Politécnico de Coimbra apresenta soluções inovadoras para a industria da apicultura.


 

 

Encerraram a sessão as intervenções do Presidente do Compete, Nuno Mangas, e do Administrador da ANI, João Borga, que enalteceram o trabalho dos Institutos Politécnicos na dinamização do empreendedorismo e da inovação e salientaram a capacidade de trabalho conjunto que a rede politécnica nacional revela e de que é exemplo máximo o Poliempreende.

Ainda durante a sessão foi entregue ao IPBeja a bandeira do Poliempreende, gesto simbólico que sinaliza a passagem da coordenação nacional de Santarém para Beja.

Podes sabver mais aqui.