#1 Equipa-te a rigor

mask 4964590 1280

 

Num momento em que muito está fora do teu poder de decisão, poderá ajudar-te gerir as coisas que consegues controlar com eficácia. Como tal, uma boa prática passa por preparar o material de proteção adequado para enfrentar os desafios. Embora as escolas forneçam máscaras aos alunos, poderá ser uma boa ideia levar contigo outras máscaras (como uma máscara segura que já conheças e que te proporcione uma sensação de conforto). No mesmo sentido, leva contigo um pequeno frasco com uma solução desinfetante – a acessibilidade a este líquido poderá ajudar-te a garantir uma sensação de segurança.

 

 

#2 Confia nas medidas de segurança

 

covid 19 5224053 1280


Atirar um “confia nas medidas de segurança” poderá parecer redundante, para não dizer condescendente, num momento tão crítico como este. Contudo, falamos de um contexto específico em que cumprir as regras poderá ser especialmente difícil: quando somos confrontados com um ou uma colega que está prestes a ignorá-las (e se prepara para nos cumprimentar, por exemplo). Nestes momentos, é importante ter em mente que a coisa correta a fazer é mesmo deixar uma mão estendida ou virar a cara a um beijo, por muito que custe. Esta é também a forma de garantires uma sensação de segurança, para ti e para os que te rodeiam.

 

Quais as medidas de segurança para o regresso às aulas?

Em todo o país, agrupamentos de escolas implementaram medidas que resultam das orientações enviadas pela Direção-Geral da Saúde. Conhece algumas das diretrizes de segurança aqui.


 

#3 Partilha com amigos e amigas

 

kids 1973917 1280

 

Num momento tão desafiante, é importante ter em conta que este contexto é difícil para todos. Caso te sintas desconfortável, com medo ou ansiedade, resiste à tentação de esconder esses sentimentos. Fala abertamente com os teus e as tuas colegas. Depois de tantos meses de distanciamento, mesmo que neste contexto condicionado, há novamente a possibilidade de estar com amigos e partilhar o que sentimos. Se te sentires mais confortável, podes também falar com um(a) professor(a) ou funcionário(a) – durante o verão, muitas escolas reforçaram as suas equipas, para prestar um apoio próximo aos estudantes no regresso às aulas presenciais.

 

#4 Encontra novas dinâmicas

 

boy 5433473 1280

 

Sabemos que o objetivo, neste regresso as atividades letivas presenciais, passa por reduzir ao mínimo o tempo que os estudantes passam na escola. Como tal, os intervalos poderão ser mais curtos e passados em espaços desenhados para grupos mais pequenos de estudantes. Procura encontrar novos jogos ou dinâmicas que permitam garantir o distanciamento social. No final do ano letivo passado, estudantes contaram à FORUM como, neste contexto, tinham redescoberto “jogo do Stop” ou o “jogo da Macaca”, por exemplo. A imaginação (e o distanciamento) são o limite!

 

 

Como lidar com um caso suspeito de Covid-19 na escola?

A preparação do regresso às aulas letivas presenciais implica a criação de um protocolo para lidar com um eventual caso suspeito de Covid-19 em espaço escolar. Está prevista nos planos de contingência de cada agrupamento a criação de uma área de isolamento para casos suspeitos.


 

 

#5 Informa-te sobre o protocolo

 

child 3326960 1280


Neste contexto, como em muitos outros, a incerteza é um dos maiores focos de tensão. Algo que poderá ajudar a lidar com esta ansiedade é o conhecimento dos protocolos e passos a tomar, no caso de existir, por exemplo, um caso suspeito na tua escola. Desta forma, poderás mitigar o efeito da incerteza, ao sentires que estás preparado ou preparada para lidar com o que possa surgir. Para além da informação presente nesta edição da Forum, procura conhecer as características específicas do plano da tua escola, analisando a sinalética, estudando os percursos e, se necessário, pedindo esclarecimentos.