#1 Na sala de aula

 

cellular education classroom 159844

 

Do ponto de vista da organização dos estudantes no espaço de sala de aula, a DGS e a DGEstE e a DGE indicam apenas que deverão ser "mantidas as medidas de distanciamento" de 1 metro, indicando que as mesas devem estar dispostas, preferencialmente, com a mesma orientação (evitando que os estudantes estejam frente a frente). Alguns agrupamentos têm vindo a público sublinhar a dificuldade ou impossibilidade de cumprir esta condição, por falta de espaço para acomodar os estudantes, cumprindo a referida recomendação de distanciamento. Os alunos deverão ser organizados por grupos/turmas a manter durante todo o período de permanência na escola, procurando minimizar o contacto entre estudantes. Com o mesmo objetivo, de forma a evitar a partilha de espaços, as aulas de cada turma devem decorrer, sempre que possível na mesma sala (e com lugar fixo para cada aluno).

 

 

#2 Em espaço escolar

student


A primeira das regras do "Código de Conduta" para o próximo ano letivo é clara: "Utilizar sempre máscara". Esta norma aplica-se a todos os intervenientes da comunidade educativa que passem pelo recinto escolar, com excepção para os estudantes do 1.º ciclo do Ensino Básico). De igual forma, este código prevê a obrigatoriedade de desinfeção das mãos à entrada da escola, a lavagem frequente das mãos (sobretudo, antes e após refeições, aulas e uso da casa de banho), cumprimento de práticas de higiene respiratória, bem como evitar tocar em bens e superfícies comuns (corrimãos, maçanetas, interruptores, etc...). Ainda de acordo com o documento, os intervalos deverão ter "a menor duração possível", sendo que os alunos deverão permanecer, tanto quanto possível, em zonas específicas definidas pela escola. Todos os horários (aulas, intervalos e refeições) devem ser organizados previamente, sendo criados e identificados circuitos e procedimentos no interior da escola.

 


O Código de Conduta recomendado para o Ensino Secundário

1 – Utiliza sempre máscara

2 – Desinfeta as mãos, ao entrar na escola

3 – Lava frequentemente as mãos

4 – Reforça lavagem antes e depois de aulas, refeições, uso da casa de banho

5 – Usa lenços de papel de utilização única para assoar. Lava as mãos de seguida

6 – Nunca tossir ou espirrar para as mãos

7 – Evita tocar nos olhos, no nariz ou na boca

8 – Evita tocar em superfícies ou bens comuns (corrimões, maçanetas, interruptores, etc...)


 

 

 

#3 No refeitório

 

Escola hotelaria

 

Também no refeitório ou no bar a norma é o uso da máscara, excetuando no momento da refeição. As instruções para o próximo ano letivo especificam ainda um conjunto de regras para utilização dos refeitórios (horários, modalidades, uso de máscara, higienização, distanciamento físico, lotação máxima, etc..): os períodos de almoço devem ser desfasados entre turmas, deve estar prevista a modalidade take-away, qualquer utente terá de lavar ou desinfetar as mãos antes e depois da refeição, os talheres devem ser embalados, as cadeiras e mesas devem ser desinfetadas entre utilizações e deve ser assegurada uma boa ventilação e renovação do ar.

 

#4 Na aula de Educação Física

 

Desporto

 

De acordo com as instruções enviadas às escolas, os professores de Educação Física devem privilegiar as atividades desportivas em que seja possível cumprir o distanciamento de pelo menos três metros, mas os estudantes não necessitam de utilizar máscara durante a aula. As orientações destacam que os professores devem fazer as escolhas tendo em conta a contingência da pandemia e, simultaneamente, os objetivos do programa escolar. Tendo em conta que parte significativa do programa inclui a realização de desportos coletivos, a DGE recomenda que as atividades passem a ser realizadas de forma individual ou entre grupos reduzidos, por exemplo, através da simulação controlada de situações de jogo. É, por outro lado, recomendada o trabalho "em circuito", dando prioridade à criação de estações e grupos de trabalho que partilhem o mesmo objetivo. Contudo, destaca a DGE, deve evitar-se a partilha de equipamentos e material, no caso de não ser higienizado entre utilizações.

 

5 dicas para regressar às aulas durante uma pandemia

Partilhamos contigo 5 dicas para te ajudar na adaptação ao regresso às aulas durante a pandemia de Covid-19. Num momento em que muito está fora do teu poder de decisão, poderá ajudar-te gerir as coisas que consegues controlar com eficácia. Como tal, uma boa prática passa por preparar o material de proteção adequado para enfrentar os desafios.