O primeiro painel do segundo dia de trabalhos do G-icom contou com a presença em representação da Cap Magellan, de Hermano Sanches Ruivo, Carlos Delgado, da Ecuador Global e Pedro Almeida, Liaison Officer for Internal Affairs da Erasmus Student Network.
Hermano Sanches Ruivo partilhou com os participantes a experiência da Association Cap Magellan em solo francês e como a associação tenta mostrar a estudantes lusodescendentes e francófonos como o estudar em Portugal também pode ser uma opção. Através das “divulgações dos estabelecimentos” e das “realidades das regiões”, fazer ver a um estudante francês ou luso-descendente porque é que “seria interessante” vir estudar para Portugal.
Seguiu-se Carlos Delgado, em representação da Ecuador Global, que falou do trabalho feito junto dos jovens equatorianos e das suas famílias sobre a promoção de Portugal e das suas Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas junto dos mesmos. A consultora educativa, promove Portugal como destino para a educação superior e já ajudou mais de 900 alunos equatorianos a prosseguir os estudos em Portugal.
Durante a intervenção da Ecuador Global, houve tempo ainda para a partilha da experiência de uma aluna. Paola Benevides, finalista da licenciatura de Comunicação e Media no Politécnico de Leiria, explicou todo o processo de seleção da IES onde ia estudar e o curso que ia escolher como o apoio da consultora.
Para terminar o primeiro painel, teve a palavra Pedro Almeida, da ESN. Deu-se a conhecer os serviços da ESN e como a ESN tenta apoiar os alunos em mobilidade, tanto inbound como outbound. Partilhou como um “desafio muito grande continuam a ser os custos financeiros”.
Entre todas as sessões houve espaço para uma sessão de perguntas e respostas, para esclarecimento de dúvidas por parte de todos os participantes.
Seguiu-se uma dinâmica de equipa onde todos os participantes, dos diferentes gabinetes de comunicação das IES presentes se juntaram e trocaram ideias sobre como captar a atenção dos jovens de hoje em dia e o que se pode oferecer em troca.
Depois de uma pequena pausa, houve lugar a uma apresentação de Marco Gouveia, da Influenza, sobre Marketing de Influência. Discutiu-se a aplicação do Marketing de Influência, através das redes sociais e no contexto das transações de e-commerce a serem utilizados em benefício das IES. A sessão abordou algumas das possíveis aplicação desta área de estudos no contexto atual do Ensino Superior, focando a interação como forma de aumentar a notoriedade da marca ou estimular a fidelização
Os trabalhos prosseguem durante a tarde, explicando diferentes maneiras de criar uma estratégia de Social Media no ano de 2024 e a personalização da experiência de cada estudante no Ensino Superior.