É já a 11 de outubro, às 17 horas, na sala 2.3., que se conversa sobre a Sociologia na FEUC - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no âmbito do Ciclo de Conferências do Doutoramento de Sociologia.

"Quão clássica é a Sociologia Contemporânea?", por José Luís Garcia (ICS - Universidade de Lisboa), é o título da primeira conferência deste Ciclo que termina em dezembro. A moderação estará a cargo de António Casimiro Ferreira (FEUC).

O Doutoramento em Sociologia é um programa de formação avançada vocacionado para o desenvolvimento de competências de investigação científica e qualificações profissionais elevadas no âmbito da sociologia e do diálogo interdisciplinar entre esta e outras áreas científicas.

Enquanto patamar mais elevado da formação académica em Sociologia, e atendendo às tradições do pensamento crítico, o Programa estimula a procura de objetos de investigação relevantes e convida ao uso de abordagens inovadoras sobre as mais diversas dimensões socioculturais dos dias de hoje.

Partindo da matriz teórica e metodológica da sociologia, não obstante, o Programa busca o cruzamento das fronteiras disciplinares e fomenta o diálogo intenso com outras áreas do saber. De igual modo, ao mesmo tempo que coloca uma ênfase particular no conhecimento da realidade portuguesa atual, o Programa de Doutoramento em Sociologia acolhe a reflexão sobre outros universos geoculturais, designadamente da Europa, África e América Latina, em particular no que se refere às suas dinâmicas de transformação social, política e cultural.