Um dia. 25 experiências. Mais de 800 alunos dos ensinos básico e secundário. A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, vai assinalar com uma mostra o Dia Internacional do Microorganismo. 

A 15 de setembro, entre as 10 e as 17 horas, no Campus Porto, os estudantes vão poder usufruir desta iniciativa gratuita que os promete transportar até ao mundo da microbiologia. “Microcosmética, biomateriais no combate às feridas crónicas, há vida no solo, gastronomia molecular ou BioArte – Leveduras como não as conhecemos”, são algumas das experiências a que se pode ter acesso no evento.

Durante o dia, os alunos poderão participar em atividades como: usar biomateriais no combate às feridas crónicas; organizar o frigorífico, “onde os alunos irão aprender a maneira mais correta de organizar o frigorífico para evitar que os alimentos sejam contaminados e se estraguem”; visualizar o microbioma humano da pele; ou a observação de bactériase aprender sobre resistência a antibióticos e distinguir entre bactérias boas e más.

 

 

Com esta iniciativa pretende-se “dar a conhecer os vários exemplos práticos de quanto os micróbios, embora invisíveis a olho nu, fazem parte integrante da nossa alimentação, ambiente e saúde”, afirma em comunicado Joana Barbosa, investigadora e membro da organização. 

Para a diretora da Escola Superior de Biotecnologia Paula Castro, iniciativas como esta fazem parte da “missão” da faculdade de “contribuir para a literacia científica junto dos mais novos, proporcionando-lhes momentos como estes em que podem experimentar e ouvir os nossos estudantes, investigadores e cientistas a falar sobre, neste caso, o importante papel dos microrganismos em tantas áreas”.

Podes saber mais sobre o evento clicando aqui!