A luta contra as alterações climáticas é um dos desafios mais urgentes do nosso tempo. Nesse contexto, as universidades desempenham um papel fundamental como impulsionadoras da mudança e lideram na procura por soluções inovadoras. Em linha com essa visão, a Virtual Educa e o Politécnico de Portalegre  organizam o Fórum Internacional "Academia Net Zero", nos dias 15 e 16 de junho de 2023, em Portalegre.

O fórum Academia Net Zero será um espaço de encontro e reflexão, em formato presencial e virtual, onde especialistas e representantes de governos, da educação, das empresas e da sociedade civil vão debater como as universidades podem liderar a luta contra as alterações climáticas e trabalhar em conjunto com o setor privado e os governos para alcançar a meta da neutralidade carbónica.

 

 

Um fórum, dois dias, três dimensões

 A Academia Net Zero vai focar-se em três pontos essenciais: liderança, soluções e protagonistas.

Vão estar em discussão estratégias que incentivem a Liderança das universidades na luta contra as alterações climáticas e na transição para um modelo de neutralidade carbónica. Serão analisados casos de sucesso e partilhadas experiências sobre como as universidades podem desempenhar um papel ativo na promoção de práticas sustentáveis.

A apresentação de projetos e tecnologias por parte de especialistas de diversas áreas que estão a impulsionar uma mudança significativa rumo a um futuro mais sustentável. Os participantes podem conhecer e debater as últimas tendências e avanços neste campo.

As instituições de ensino e líderes em sustentabilidade, através de painéis e palestras, abordam os desafios e oportunidades enfrentados pelas universidades na sua jornada rumo à neutralidade carbónica. Os protagonistas partilham experiências e conhecimentos, de forma a inspirar os outros a tomar medidas concretas.

Para mais informações acerca da agenda, clica aqui.