“creScER criança” é o mote da próxima sessão dos Ciclos de Inclusão “INclusive", que decorre já esta quinta-feira, dia 2 de junho, a partir das 19h00, com o objetivo de potenciar um debate em torno da inclusão das crianças. A sessão decorrerá em formato online, via Zoom.

Uma das organizadoras e moderadoras do evento, Ana Bichinho, refere que “sendo o 1 de junho o Dia da Criança, pretendemos, com este encontro, consciencializar a comunidade para a importância de relembrar que cada criança é única e especial, pelo que deve ser respeitada enquanto ser humano com direitos iguais aos demais, ainda que lhes possa aceder de forma equitativa”

“creScER criança” conta com a presença de Luzia Lima-Rodrigues, docente e investigadora da Universidade Lusófona e do Politécnico de Setúbal, que tem um vasto currículo na área da educação inclusiva nos mais variados contextos. Para além de lecionar e investigar no ensino superior, é membro-fundador da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e Diretora Executiva da Vindas Educação Internacional.


“Trata-se de um tema atual, na medida em que muitas crianças continuam a ser discriminadas em função das suas características pessoais, vendo-se privadas de participar em diversos contextos da vida diária. Este encontro pretende abordar estas questões e desmistificar crenças, através da discussão de ideias e partilha de experiências”, afirma a também organizadora e moderadora do Inclusive, Sónia Santos.

Na sessão vão ainda participar Pedro Almeida, um menino com deficiência visual, com seis anos, e a sua mãe Dídia Lourenço, docente da Escola Superior de Educação Jean Piaget e presidente da Associação Bengala Mágica, que vêm partilhar as suas experiências com a comunicação ‘Naturalmente cego! A vida além do que os olhos podem ver'.

O INclusive - Ciclos de Inclusão é uma iniciativa totalmente online, criada por professores e estudantes do mestrado em Comunicação Acessível, que se realiza na primeira quinta-feira de cada mês, pelas 19h00. O objetivo principal é debater e alertar para temas ligados à comunicação acessível, à inclusão e às acessibilidades, áreas cujas necessidades são muitas e para as quais a população em geral está ainda pouco sensibilizada.

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