"O tema da promoção do sucesso e combate ao abandono no ensino superior é um tema relevante, a nível global"
, destacou o Presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, na abertura do webinar “Educação Superior – Promoção do Sucesso e Combate ao Abandono”. O evento, que se realizou hoje, 31 de março, foi organizado pelo Projeto 100% IN - Inovação Social e Inclusão Integral e pelo Grupo de Trabalho de Promoção do Sucesso e Combate ao Abandono do Politécnico de Leiria.

Na sua intervenção de abertura, Rui Pedrosa agradeceu a presença dos cerca de 100 participantes neste evento online, destacando a importância deste tema e os impactos sociais e económicos, a nível local, que são de grande interesse para a Sociedade, bem como, em específico, para as Instituições de Ensino Superior (IES).



«Pensar o tema do sucesso e combate ao abandono académico é de extrema importância e necessidade»
Piscila Kohls-Santos


 

O Gestor do Projeto 100% IN, Miguel Jerónimo, revelou que o objetivo deste evento passou pelo fomento do debate sobre promoção do sucesso e combate ao abandono académico, bem como a reflexão sobre da alguma investigação realizada sobre este tema. Miguel Jerónimo apresentou ainda a principal oradora deste webinar, Pricila Kohls-Santos, da Universidade Católica de Brasília, que apresentou algumas das conclusões do seu trabalho, antes de algumas questões da audiência.

 

Pensar o sucesso e o abandono

Para Pricila Kohls-Santos, "pensar o tema do sucesso e combate ao abandono académico é de extrema importância e necessidade". Foi através de um consórcio em que participa a Universidade Católica de Brasília que a especialista começou o seu estudo deste tema, ao longo de quatro anos, definindo três perspetivas de base: Psicológica, Económica e Interacionista.

 

 

Foi a partir desta matriz que Pricila Kohls-Santos publicou, em 2020, o livro Permanência na Educação Superior: Desafios e Perspetivasuma publicação apoiada pela UNESCO onde a autora defende um "modelo integracionista". Nesta obra, a especialista explica que "a permanência na Educação Superior precisa de ser planeada a partir do ponto de vista dos atores ativos - estudantes, docentes e gestores/funcionários".

"Todos fazem parte de um mesmo ecossistema, é necessário que esses atores trabalhem juntos e entendam a sua importância. A Educação [Ensino] Superior é um trabalho cooperativo", reforçou hoje Pricila Kohls-Santos, durante o webinar.

A proposta de modelo integracionista de Kohls-Santos integra várias variáveis que procuram garantir essa colaboração entre os vários atores, através de reuniões entre a comunidade académica interna. Estes momentos de reflexão devem focar temas como a ligação ao ensino secundário (facilitando a adaptação dos estudantes), a inclusão educativa (compreendendo a interculturalidade e as iniquidades latentes, por exemplo) e a internacionalização (numa lógica que complemente a dimensão dos programas de mobilidade), bem como as tecnologias digitais e as metodologias ativas de ensino (procurando uma maior interação com os estudantes)

 


Apresentação da obra Permanência na Educação Superior (Fonte: Canal do YouTube de Pricila Kohls-Santos)

 

A investigadora da Universidade Católica de Brasília realçou ainda que grande parte do foco da interação com os estudantes está no momento da captação do aluno. Contudo, grande parte das questões relacionadas com permanência e sucesso académico surgem depois do momento de matrícula. Por essa razão, para Pricila Kohls-Santos, é necessário "pensar a permanência e o sucesso académico de uma forma mais ampla", tendo por base a ideia de colaboração, na corporização de uma missão que invista "na educação dos indivíduos, para além da sua escolarização".

Durante a criação do seu modelo integracionista, a investigadora brasileira detalhou os fatores que influenciam a permanência de um estudante no ensino superior, encontrando quatro elementos principais: Gestão Institucional, Prática Docente, Dedicação do Estudante e Qualidade do Curso. "Todos eles têm uma influência direta na permanência e indireta entre si", explicou Kohls-Santos. 

 


A investigação de Pricila Kohls-Santos encontrou quatro fatores principais que influenciam a permanência no ensino superior:
Gestão Institucional
Prática Docente
Dedicação do Estudante
Qualidade do Curso


 

 

Na sua investigação, Kohls-Santos escutou professores e estudantes elegem como alguns dos principais fatores aqueles que estão ligados à prática docente (relação professor-aluno, ligação entre teoria e prática), a condicionantes dos estudantes (aspetos económicos, escolha do curso e níveis de dedicação) e às diferenças grande entre os ensinos secundário e superior. Alguns dos fatores de motivação para a permanência destacado pela comunidade foram a interação ou convivência com colegas, o uso de tecnologias digitais e professores e a participação de atividades com pessoas de diferentes culturas, bem como de internacionalização. 

De acordo com a investigadora, o modelo hoje apresentado procura "desenvolver uma cultura institucional, uma cultura de responsabilidade compartilhada". "Esta cultura tem de ser constantemente trabalhada", salientou, explicando que é necessário pensar a gestão de uma instituição de ensino superior numa lógica de auscultação dos seus principais intervenientes. "Quando promovemos a permanência que estão connosco, olhando para os estudantes da nossa instituição, estamos a atuar em antecipação, e não apenas a buscar aqueles que estão em risco de deixar os seus estudos", concluiu.