O desporto inclusivo vai estar em debate na segunda sessão do INclusive - Ciclos de Inclusão, promovido pelo mestrado em Comunicação Acessível da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria. Sob o mote “Mover-se pela inclusão”, a sessão decorre no próximo dia 3 de fevereiro, quinta-feira, pelas 19h00, em formato online.

"Esta sessão centra-se na temática do desporto inclusivo, abordando a sua realidade atual e as necessidades que ainda se fazem sentir em Portugal. Para tal, convidámos Rita Santos, responsável pelo All aBoard - Inclusão a 360°, um projeto cuja finalidade é dar oportunidade a todos de praticarem a modalidade de skate, e José Amoroso, especialista em Educação Física e Desporto e docente da nossa instituição, que vai refletir sobre a temática a partir de investigações científicas realizadas", afirma a professora do mestrado em Comunicação Acessível e membro da comissão organizadora do INclusive - Ciclos de Inclusão, Catarina Mangas.


Ana Bichinho, moderadora da intervenção de Rita Santos, afirma ser com "muito gosto" que recebe a responsável pelo All aBoard - Inclusão a 360°. "É um projeto verdadeiramente inclusivo, uma vez que não se trata apenas de desporto adaptado, dirigido a pessoas com deficiência. Pelo contrário, é uma iniciativa que permite juntar pessoas com e sem deficiência, para praticarem a modalidade de skate", refere a estudante.

Já Luís Cordeiro, moderador da apresentação de José Amoroso, afirma-se expectante por ouvir o que o especialista tem para dizer sobre a temática do desporto inclusivo. "José Amoroso é professor universitário, doutorado em Educação Física e Desporto, já tem dois livros publicados e artigos em revistas especializadas da área. É sem dúvida uma referência e terá muito para nos transmitir. Vamos ver o que nos vai dizer no que respeita à vertente do desporto inclusivo", declara Luís Cordeiro.

INclusive - Ciclos de Inclusão é uma iniciativa totalmente online, criada por professores e estudantes do mestrado em Comunicação Acessível, que se realiza na primeira quinta-feira de cada mês, pelas 19h00. O objetivo principal é debater e alertar para temas ligados à comunicação acessível, à inclusão e às acessibilidades, áreas cujas necessidades são muitas e para as quais a população em geral está ainda pouco sensibilizada.

Para saberes mais clica aqui.