Entre 5 e 8 de Setembro, em Marvão, realiza-se o Erasmus Campus – Bootcamp da Sustentabilidade. Esta é uma escola de verão gratuita, para jovens nacionais e lusodescendentes entre os 16 e os 26 anos, cujo foco é “capacitar os participantes para uma cidadania ativa no âmbito do Ambiente e Combate às Alterações Climáticas”.
Segundo a diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Ana Cristina Perdigão, o objetivo desta segunda edição do Erasmus Campus é debater com os jovens as temáticas do Ambiente e Combate às Alterações Climáticas. “Durante quatro dias, vamos – aliando sessões mais expositivas a sessões práticas – motivar os participantes a refletir e a debater sobre os desafios ambientais, combate às alterações climáticas e sustentabilidade”, explica.
Esta é uma iniciativa que também está incluída nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. “As Comemorações, que decorrem até 2026, pretendem contribuir para afirmar uma sociedade mais participativa, plural e livre, através da evocação da história dos últimos 50 anos, mas também através do debate sobre as próximas décadas”, diz a Comissária da Comissão Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola.
“O contributo dos mais jovens é essencial à construção de futuro melhor e mais sustentável”, afirma.
Tens até 7 de junho para efetuar a tua candidatura, na página dedicada à iniciativa. Terás de preencher um formulário, carregar um currículo e um vídeo de motivação com a duração máxima de dois minutos. Os resultados serão divulgados durante o mês de julho.
A organização da escola de verão está a cargo da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e conta com o apoio da Câmara Municipal de Marvão, do Instituto Politécnico de Portalegre e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA). Custos como as despesas de alojamento, transporte e alimentação também são da responsabilidade das entidades organizadoras.