Metade das células do nosso corpo são na realidade células provenientes de microrganismos. Mas afinal o que são os microrganismos e o que podemos aprender sobre eles? É para responder a estas e a outras questões que a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto está a organizar um webinar que pretende assinalar o Dia Internacional do Microrganismo e comemorar os 25 anos da licenciatura em microbiologia. O evento é gratuito e tem dia marcado para 17 de setembro, dia em que se assinala o Dia Internacional do Microrganismo.
“Invisíveis, mas poderosos: Falemos sobre eles para comemorar o Dia Internacional do Microrganismo!” é o nome do evento organizado pela Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto que irá decorrer no próximo dia 17 de setembro. O Dia Internacional do Microrganismo foi criado originalmente pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia, em 2017 e rapidamente a data começou a ser assinalada também por outros países. Apesar de os micróbios serem invisíveis e de não os vermos, eles existem e por essa razão este dia é importante não só para a comunidade científica, como também para a sociedade em geral.
De acordo com a coordenadora da licenciatura em Microbiologia da Universidade Católica Portuguesa, Freni Tavaria, esta formação é “única em Portugal", formando "profissionais preparados para lidar com aspetos diversos e transversais da Microbiologia, aceitando os desafios do mundo atual e dando o seu contributo na resolução dos mesmos“.
O evento online irá contar com uma palestra do reconhecido microbiólogo britânico Kenneth Timmis, investigador do Instituto de Microbiologia da Technical University of Braunschweig (Alemanha). O webinar contempla uma mesa-redonda, mediada por Nuno Teixeira Marcos do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), com a presença de Maria João Amorim (Gulbenkian Institute for Science), do Prof. Tim Hogg (ESB-UCP) e da jornalista da RTP, Mafalda Gameiro.
Para saber mais, clica aqui.