A StartUp Barreiro, situada no Parque Empresarial da Baía do Tejo, recebe no dia 11 de abril, pelas 18h00, a exposição "Liberdade. A força que muda tudo". Organizada pela Câmara Municipal e com curadoria de José Pacheco Pereira, fundador do Arquivo Ephemera, esta mostra celebra meio século de democracia, com destaque para o impacto da liberdade em diversas esferas da vida pública.

Tendo como pano de fundo a cidade do Barreiro, que viveu intensamente o 25 de Abril de 1974, esta exposição está distribuída em 10 temas, centrando-se na liberdade como “força transformadora para todos”, segundo José Pacheco Pereira. A liberdade dos grupos historicamente mais fragilizados, como mulheres e crianças, e o seu impacto no trabalho, cultura e educação são alguns dos assuntos abordados.

 

Exposição Liberdade. A força que muda tudo

 

O Politécnico de Setúbal (IPS) contribui com o tema "Liberdade na Educação", através de reuniões de estudantes e da recolha de material gráfico e de documentos da época, entre cartazes, fotografias, folhetos e comunicados escolares. Neste projeto estão envolvidos alguns docentes da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), como Ana Maria Pessoa, Ana Alcântara e Fernando Almeida (aposentado).

Além do IPS, esta exposição conta com contributos de vários particulares e outras entidades, entre elas o Espaço Memória/Arquivo Municipal do Barreiro, o Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, a família de Augusto Cabrita e os arquivos do PCP, PS e PSD.