Evento realiza-se pela primeira vez em Portugal e terá lugar de 23 a 25 de julho no campus da Universidade em Lisboa. “Remembering Voices Lost” será o tema deste fórum de discussão internacional que coloca em diálogo investigadores, dos diferentes domínios das humanidades, sobre a relevância desta vasta área de saberes, numa era de violência e crescente ansiedade, marcada pela reemergência dos fantasmas dos populismos e da xenofobia.  

O Simpósio da MLA vem “dar visibilidade à investigação produzida em Portugal, na área das humanidades, junto da comunidade académica internacional. Será uma excelente oportunidade para debater os desafios que se colocam às sociedades multiculturais contemporâneas num período marcado pelo recrudescimento dos nacionalismos e das ideologias xenófobas” salienta o Professor Nelson Ribeiro, Diretor da FCH.  

O Simpósio será inaugurado com a conferência de Homi Bhabha, um dos mais prestigiados filósofos e autores da cultura pós-colonial e identidade contemporânea. O Professor da Universidade de Harvard apresentará o tema “Human Rights and Human Deaths: On Migration and Dignity”. O segundo dia do evento contará com a especial participação da Professora Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, que abordará a relevância e o impacto do movimento #MeToo em “The Shrill and the Abject: Voice from Cassandra to #MeToo”. O encerramento do Simpósio será marcado pela conferência do Professor Francisco Bethencourt, do King’s College, que irá debater o tema “New Christians and their Cultural Impact from the Fifteenth to the Seventeenth Centuries”.  

O encontro, que a MLA, com cerca de 24 mil membros em todo o mundo, realiza pela primeira vez em Portugal, contará com mais de 700 participantes e 186 sessões e tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.