O Fórum Mundial para a Cidadania e Educação terá lugar a 22-23 de Novembro na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. Será uma oportunidade para partilhar visões, estratégias e iniciativas de especialistas de diferentes regiões do mundo que terão impacto no futuro das nossas sociedades.

Os interessados em conhecer, enriquecer e reforçar as bases, estratégias e políticas de cidadania e educação do futuro podem inscrever-se gratuitamente para garantir o seu lugar, em virtualeduca.org/lisboa2022. O espaço é limitado. As apresentações do Fórum também podem ser seguidas através de streaming com registo prévio.

O Fórum Mundial para a Cidadania e Educação é organizado pela Virtual Educa e o Instituto Nacional Eleitoral do México, com o apoio institucional do Ministério da Educação português e a colaboração de parceiros como a Forum Estudante, a Fundação Calouste Gulbenkian e a empresa de consultoria 2B-On.

 

Blocos temáticos

As conferências e painéis são organizados nos seguintes blocos temáticos.

Bloco 1: Cidadania
> Educação para a paz.
> O futuro da cidadania: multilateralismo e governação.
> Rumo a um novo contrato social.


Bloco 2: Educação
> Metodologias ativas na educação.
> Ecossistemas educativos na era digital.
> Os desafios do Ensino Superior.


Bloco 3: Competências e aprendizagem ao longo da vida.
> Inteligência artificial para o futuro do trabalho.
> Talento e empreendedorismo.

 

Especialistas destacados

O programa inclui especialistas de renome como Lorenzo Córdova Vianello, Presidente do Instituto Nacional Eleitoral do México; Asmaa Al Fadala, Diretora de Investigação e Desenvolvimento de Conteúdos do World Innovation Summit for Education (WISE); José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação no Ministério da Educação de Portugal; Rui Marques, Director da Academia Líderes Ubuntu; Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e ex-Ministra da Educação de Portugal (2005-2009); Romina Cachia, Investigadora do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia; Helena Fonseca, Sub-Inspetora Geral de Educação e Ciência (IGEC); Mickael Martiquet, Chefe do Sector Público LAC no LinkedIn; Nuno Crato, ex-Ministro de Educação e Ciência de Portugal (2011-2015); Elaine Ford, Diretora e Fundadora da Democracia Digital; Pedro Cunha, Diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento na Fundação Calouste Gulbenkian; e Fernando Reimers, Diretor da Iniciativa Global de Inovação na Educação da Universidade de Harvard, entre outros.

O programa completo está disponível em virtualeduca.org/lisboa2022.