Uma equipa do Instituto Incluir e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está de visita ao Instituto Politécnico de Leiria (IPL). A comitiva foi recebida no passado dia 11 de janeiro.
Ao longo de duas semanas, a equipa do Instituto Incluir e o coordenador do LEPEDI, Allan Damasceno, vão participar numa formação em “Comunicação Alternativa e Aumentativa e Acessibilidade”, para “conhecerem as diferentes tecnologias de apoio e participarem em mesas redondas sob a temática do desporto adaptado, nomeadamente com os professores e coordenador da pós-graduação em Desporto Atividade Física Adaptados”, afirma o Politécnico de Leiria em comunicado.
O encontro tem como objetivo “estabelecer uma troca de experiências entre os dois países”
Já no próximo dia 20 de janeiro, os representantes do Instituto Incluir vão participar no encontro “O Desporto, um caminho para a Equidade Social”. Numa organização conjunta com o município de Leiria, o encontro conta também com a presença do vice-presidente da Delegação Distrital de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), Manuel Silva e Sousa. Através deste evento “pretende-se estabelecer uma troca de experiências entre os dois países, nomeadamente através da prática desportiva” comunicou o IPL.
O Politécnico de Leiria e o Instituto Incluir têm mantido uma colaboração desde 2019, no âmbito da qual a coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), Célia Sousa, tem trabalhado com o Instituto Incluir e com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão em diferentes áreas. “Esta parceria com o Instituto Incluir tem sido muito enriquecedora. O trabalho em equipa e entre instituições é fundamental para conseguirmos contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva”, declara Célia Sousa.
Também a presidente do Instituto Incluir, Carina Alves, defende que a parceria mantida contribui para a criação de uma sociedade mais inclusiva e equitativa: “o nosso compromisso é envolvermo-nos e colaborarmos de forma global”.
As duas instituições têm trabalhado numa parceria cujo objetivo passa pelo desenvolvimento de projetos com o lema “Diversidade Humana e a Inclusão”. O Politécnico de Leiria e o Instituto Incluir acreditam que "a promoção destas ações faz a diferença na vida das Pessoas com Deficiência, desmistificando a deficiência através da apresentação de soluções concretas que facilitam a vida quotidiana, ao nível das necessidades mais básicas, como o caso da comunicação".
Para saberes mais clica aqui.