No “Mês do Orgulho”, em que se relembram e reivindicam os direitos de pessoas LGBT+, o Ispa promove, no dia 22 de junho, a Conferência Internacional de Psicologia LGBT+, assim como quatro workshops pré-conferência, e ainda uma mesa-redonda.
No mês de maio, especificamente a 17, comemorou-se o dia internacional contra a homo/bi/transfobia, que assinala o dia em que a Organização Mundial de Saúde retira definitivamente a homossexualidade do manual de diagnóstico e de classificação de doenças em 1990. Foi também o mês que antecede o “Mês do Orgulho”, em que se relembram e reivindicam os direitos de pessoas LGBT+. É neste âmbito que o Ispa, em junho, promove dois eventos científicos dedicados às pessoas LGBT+: as Jornadas Trans e a Conferência Internacional de Psicologia LGBT+.
As Jornadas Trans ocorreram a 4 de junho e amanhã, dia 22 de junho, realiza-se a Conferência Internacional de Psicologia LGBT+, quatro workshops pré-conferência, e uma mesa-redonda. Os workshops terão como temas:
Workshop 1: Voice matters stereotypes and consequences of sounding "Gay".
Workshop 2: Teatro playback e alteridade: ferramentas ao serviço da intervenção e da compreensão.
Workshop 3: "Show me" and "Tell me what happens next": children raised in non-traditional families attachment representations.
Workshop 4: Conjugalidades Gays e Lésbicas: reflexões a partir da prática de terapia de casal.
"Direitos Humanos e Direitos LGBT+ em Portugal"
No final do dia haverá a mesa-redonda de debate com o tema 'Direitos Humanos e Direitos LGBT+ em Portugal', que contará com a participação de diversas associações e coletivos LGBT+ e com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
O mote deste debate é a “discussão do estado dos direitos LGBT+ em Portugal, as relações entre as Associações Civis, o Ativismo e a Academia, e o desenvolvimento de uma agenda comum de direitos”, revelou o Ispa, em comunicado.
Para mais informações clica aqui.