A exposição Film Works faz a abertura oficial do programa público da nova edição da Porto Summer School on Art & Cinema, iniciativa promovida pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, de 2 a 6 de julho. Na próxima terça-feira, às 19h30, a Sala de Exposições daquela instituição transforma-se num palco para dez obras que o artista realizou entre 1975 e 2015. Esta exposição concentra parte importante do trabalho que Julião Sarmento tem vindo a desenvolver com imagem em movimento.

Expostas em diferentes formatos, as obras formam um puzzle de referências teóricas, literárias, cinematográficas e reflexões sobre atos e gestos quotidianos. A aglomeração destes trabalhos permite aos visitantes contemplar a obra de Julião Sarmento a partir de uma série de obsessões, como a repetição enquanto modo de desconstruir a normalização das imagens e a reflexão sobre o lugar da linguagem e das suas convenções. A exposição conta com a curadoria de Nuno Crespo.

Até dia 6 de julho, o programa público da edição de 2019 da Porto Summer School on Art & Cinema conta, também, com a participação de outros artistas, cineastas e curadores de renome, como Atom Egoyan, Todd Solondz, Ana Vaz, João Maria Gusmão e Pedro Paiva. Durante a semana, espaços como o Teatro Municipal Rivoli, o Cinema Passos Manuel ou a Fundação de Serralves recebem sessões de cinema, exposições e conversas, com o intuito de levar a (des)construção da sétima arte a diferentes espaços culturais da cidade. As sessões têm sempre início às 21h30 e são de entrada gratuita. Mais informações sobre o programa disponíveis aqui.