A Metared Portugal foi apresentada esta semana em Évora, junto de 39 Instituições de Ensino Superior portuguesas, e irá focar-se em 4 áreas de trabalho: Análise, Indicadores e Governo TI; Tecnologias Educativas; Cibersegurança e Transformação Digital.
O objetivo é "dar forma a uma rede de responsáveis de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) de universidades ibero-americanas, tanto públicas como privadas, para partilhar boas práticas, casos de sucesso e concretizar progressos tecnológicos colaborativos, fortalecendo alianças e fomentando a colaboração entre instituições", explicam os seus mentores.
A Metared é uma iniciativa da Fundação Universia que nasceu no IV Encontro Internacional de Reitores Universia, onde mais de 700 reitores de 26 países refletiram sobre a Universidade do Século XXI. Atualmente está em funcionamento em 8 países ibero-americanos.
Em Portugal, a Metared é presidida por Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, que ao aceitar este desafio propôs, desde logo, que fossem integradas não apenas as universidades públicas, como acontece noutros países, mas também as privadas e os Institutos Politécnicos, alargando ainda a participação a outras entidades públicas em áreas de atuação associadas ao Ensino Superior e às TICs.