"A ideia das universidades europeias é mais importante que nunca para construir o próximo passo do projeto europeu". A afirmação é do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, durante a sessão de abertura da conferência internacional “Universidades Europeias: transformação pioneira na educação, investigação e inovação”. O evento, promovido pelo Politécnico de Leiria, em parceria com o MCTES, realizou-se hoje, dia 14 de abril, em formato online. 

Na sua intervenção, o ministro justificou a importância atribuída a estas estruturas com a "disponibilização de ambientes diferentes, mas também mediante o envolvimento dos estudantes na construção desse entendimento da diversidade em toda a Europa, que devemos preservar e entender".

 

 

Organizada sob a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, esta conferência reuniu representantes de várias universidades europeias, contando ainda com a participação da diretora-geral para a Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia, Themis Christophidou, que considerou que, graças a um esforço coletivo, será possível "atingir uma visão ambiciosa da iniciativa das Universidade Europeias e suportar as instituições de Ensino a toda a Europa". 


A REN-EU

A ligação do Politécnico de Leiria a este tema justifica-se pelo facto de liderar a Regional University Network - European University (REN-EU), um projeto para a criação de uma universidade europeia. Nesse sentido, o evento contou ainda com a cerimónia de assinatura de um acordo entre os membros da Universidade Europeia liderada pelo Politéncico de Leiria e os representantes dos governos regionais, tendo em vista o desenvolvimento de uma Zona Europeia para o Desenvolvimento Inter-regional.

 

Politécnico de Leiria pretende criar universidade europeia


Politécnico de Leiria lidera consórcio para criação de universidade europeia, em conjunto com outras sete instituições de ensino superior de seis países europeus.


 

 

Durante um dos painéis do evento, o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, detalhou ainda o plano para o desenvolvimento futuro do projeto de Universidade Europeia, onde, explicou, os estudantes terão uma importância central: "Os nossos planos vão transformar o ensino superior na Europa, pois contamos com o grande envolvimento dos nossos estudantes, que vão cocriar o futuro da RUN-EU".

Lançada pela Comissão Europeia no âmbito do Espaço Europeu 2025, a iniciativa “Universidades Europeias” propõe a criação de redes de instituições de ensino superior europeias. Atualmente existem 41 Universidades Europeias, com a participação de sete instituições portuguesas, onde está incluído o Politécnico de Leiria, que lidera a Regional University Network – European University (RUN-EU).